quinta-feira, maio 23, 2013

Décio Lima contesta declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Décio Lima, contestou as declarações feitas nesta semana pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. Durante palestra proferida para estudantes da Universidade Nacional de Brasília, UNB, o ministro do STF fez ataques ao parlamento brasileiro. A matéria foi destaque no Jornal Folha de São Paulo. Leia a integra da reportagem.

Deputado rebate críticas de Barbosa ao Congresso

PUBLICIDADE
MÁRCIO FALCÃO
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Decio Lima (PT-SC), reforçou as críticas ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, por declarações dele com ataques aos partidos políticos e ao Congresso.
Em uma palestra para estudantes universitários, o presidente do STF afirmou que os partidos políticos são de "mentirinha" e que o Congresso Nacional é "ineficiente" e "inteiramente dominado pelo Poder Executivo".
Segundo o petista, a fala de Barbosa é "própria de pessoas que se veem no exercício de uma supremacia", representando uma agressão à democracia.
O deputado disse que o ministro "deveria cuidar bem da [própria] cozinha", em referência a acusações de mau uso de recursos do tribunal.
Ele defendeu que o Supremo precisa se aperfeiçoar, assim como o Congresso. "É uma afirmação despótica. Vejo com muita tristeza uma instituição que precisa ser democratizada, como o Judiciário, que não tem voto, que não tem cheiro do povo brasileiro ficar ditando regras dessa natureza", afirmou o petista que no mês passado comandou aprovação de uma proposta que submete poderes do Supremo ao Congresso, dando contorno de crise na relação dos Poderes.
Lima disse que Barbosa tem extrapolado o limite. "Esse tipo de afirmação não constrói nada, coloca em cheque a democracia, um valor que o Brasil não abre mais mão", disse.
O petista afirmou não acreditar em crise entre os poderes. Lima e o presidente da MD (Mobilização Democrática), deputado Roberto Freire (SP), no entanto, reconhecem mal-estar com a fala de Barbosa.
"Ele cometeu um grave equívoco. Esse Congresso até pode ser muito subalterno ao Executivo, mas não cabe a outro Poder estar fazendo essas avaliações", disse Freire.


Um comentário:

  1. Bom vc senhor Décio não pode falar nada pois também tem o rabo preso em grande escândalos de corrupção quem vc pensa que é pra querer dar uma de menino bonzinho chega disso e vcs estão lá e´pra representar o povo e não pra roubar do povo certo...

    ResponderExcluir