quarta-feira, junho 12, 2013

A inflação está sob controle


A presidenta Dilma Rousseff garantiu hoje que a inflação está sob controle. A segurança da presidenta está amparada nos dados positivos da economia divulgados nos últimos dias. Na semana passada, o IBGE mostrou que a inflação de maio desacelerou para 0,37%, frente a 0,55% em abril. A super safra agrícola deste ano, estimada pelo mesmo IBGE em 186 milhões de toneladas, vai aliviar a pressão sobre os preços dos alimentos, item que contribuiu para alta dos índices inflacionários nos meses anteriores.

Ontem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou o aumento de 5% do faturamento da indústria no mês de abril. A pesquisa realizada para verificar o nível de atividade industrial revelou que houve crescimento das horas trabalhadas na produção, do emprego, da massa real de salários, do rendimento médio dos trabalhadores e da utilização da capacidade instalada. Os números foram tão positivos que o presidente da CNI, Robson Braga, fez questão de levá-los pessoalmente ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Esse conjunto de informações permite concluir que está em curso um crescimento consistente da capacidade de produção brasileira. Quem diz isso é o gerente da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, que reconheceu o impacto da redução de impostos, no âmbito do Plano Brasil Maior, e da diminuição da tarifa de energia elétrica.

O anúncio da criação de uma linha de financiamento de mais de R$ 18 bilhões aos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, para compra de móveis e eletrodomésticos, é mais um incentivo à indústria. O Governo estimar beneficiar 3,4 milhões de famílias que poderão adquirir, em condições especiais, geladeira, fogão, lavadora de roupa automática, computador, TV digital, guarda-roupa, cama de casal e de solteiro, mesa com cadeiras e sofá.

Tenho esperança de que os dados positivos da indústria irão se repetir nos próximos meses.  Com a recuperação da capacidade industrial confirmada, a economia brasileira entrará num ciclo virtuoso de crescimento. Haverá geração de mais emprego e renda, o que possibilitará o aquecimento do consumo. Com o consumo em alta, a indústria tende a investir mais na produção. Com a atividade produtiva aquecida, o Governo arrecadará mais e, com mais receita, há mais capacidade de investimento.

A economia brasileira está no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário