quarta-feira, agosto 07, 2013

Inaugurado painel eletrônico de registro de presença na CCJC


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, inaugurou, nesta quarta-feira (7/8), o painel eletrônico de registro de presença no plenário da Comissão. O sistema é similar ao que é usado no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara e poderá ser acompanhado pela internet. O painel também poderá ser usado nas apresentações de gráficos e estudos e, em novembro, passará a ser utilizado como placar nas votações das propostas.

O painel é a parte mais visível do processo de racionalização e modernização por que passa a Comissão. Por ela tramitam todos os projetos de lei apresentados pelos deputados. No início do ano, pedi à equipe de técnicos da Comissão que elaborasse um diagnóstico da situação. O trabalho mostrou que havia cerca de 5,5 mil proposições para serem analisadas. Além disso, chegam à Comissão de 80 a 100 novas proposições, por semana, provenientes das demais comissões e da Mesa Diretora da Câmara.

Diante desse grande volume de propostas, decidi criar um grupo de trabalho compostos por técnicos de diversos órgãos da Câmara para que fosse realizado um mapeamento para identificar os fluxos dos processos. Foram adotados procedimentos de controle dos trabalhos, além da criação da pauta eletrônica e outros mecanismos que proporcionaram a redução dos gastos com papel.

Fazem parte das mudanças promovidas na Comissão a melhoria na interatividade com os demais órgãos da Casa, com os gabinetes dos parlamentares e com a sociedade, por meio do pronto atendimento na prestação de informações sobre a tramitação das proposições.  E como um primeiro resultados dessas iniciativas, a CCJC foi a comissão que conseguiu responder a todas as demandas chegadas pelo sistema Sisouvidor, canal de comunicação disponível para os cidadãos encaminharem dúvidas e sugestões para a Câmara.

2 comentários:

  1. Apesar do painel , os deputados pertencente a CCJC não tem dado quórum as sessões deliberativas, desde que retornaram do recesso parlamentar. Uma lástima!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus o abençoe e coloque a PEC 170 em pauta, pois ninguém pediu pra ficar inválido, foi uma fatalidade da vida !!! Professora na ativa já ganha pouco...imagine na proporcionalidade.
    De coração não nos abandone professor.

    ResponderExcluir