quarta-feira, setembro 25, 2013

Programa Viver sem limites.


Em razão da comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21 de setembro, a nossa Presidenta, Dilma Rousseff, em entrevista semanal ao programa de rádio, Café com a Presidenta, fez um balanço do Programa de governo “Viver sem limites”, que vem possibilitando melhoras consideráveis ao dia-a-dia da vida de milhões de brasileiros e de brasileiras com algum tipo de deficiência.

Seja na área de habitação, educação ou saúde, o programa vem ampliando o acesso dessas pessoas através de serviços e de equipamentos.

O investimento na área de habitação terá um total de 7,6 bilhões até 2014, e vem permitindo, desde 2012, que pessoas com deficiência residam em casas adaptadas ao tipo de sua necessidade, seja com portas mais largas, banheiros adaptados aos cadeirantes, barras de locomoção ou outros dispositivos que sirvam às necessidade de seu moradores.

Ônibus adaptados poderão levar nossas crianças com bem-estar e tranquilidade às escolas públicas ou ligadas às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes. Já foram entregues 830 veículos distribuídos por 600 municípios e mais 900 serão distribuídos até o ano que vem.

Lembro também que 26 mil escolas receberam um total de R$ 235 milhões do governo federal, através do Fundeb, para adaptarem essas instituições de ensino às necessidades dessas pessoas, assegurando assim o acesso aos estudantes.

30 núcleos de pesquisa foram criados em universidades e institutos federais de educação com o foco de criar produtos e equipamentos direcionados às pessoas com alguma deficiência; como vocalizador, órteses e próteses com novos materiais, softwares para alfabetização de crianças, cadeiras ajustáveis entre outros. Isso tudo poderá ser adquirido por um linha de crédito especial do Banco do Brasil que também permitirá que essas pessoas façam ajustes em suas residências.

Na saúde, poderemos contar em breve com os testes do olhinho e da orelhinha em todos os hospitais, sendo que o teste do pezinho já foi feito em 2,1 milhões de recém-nascidos. Todos estes detectam se o bebê tem alguma deficiência e previnem contra diversas doenças genéticas.

Tenho orgulho de informar, que no meu estado de Santa Catarina, mais precisamente em Camboriú, foi inaugurado um centro de criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual e que três outros já estão sendo erguidos.

O “Viver sem limite”, tem a inclusão social como prioridade e possibilita que milhões de brasileiros e brasileiras, que representam 23,92% da população do país, saiam do esquecimento para, finalmente, com dignidade e com qualidade de vida, possam ter uma vida feliz, que é o que todos nós merecemos e almejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário