quarta-feira, outubro 23, 2013

Projeto Câmara Mirim

A Câmara dos Deputados recebeu hoje cerca de 300 adolescentes de sete estados do país, que participaram da 8ª edição do Projeto Câmara Mirim 2013, do Plenarinho.
 
Entre as cidades selecionadas para esta edição, duas são catarinenses: Blumenau e Biguaçu. De Blumenau vieram à Brasília 15 vereadores mirins e de Biguaçu 7.
   
É um orgulho ter jovens de Santa Catarina participando deste projeto, que simula uma sessão na Câmara Federal, e sentindo a emoção, mesmo que por um dia, de representar a população brasileira.
 
 Ao simular uma sessão, os participantes precisam votar em três projetos de autoria de vereadores mirins e defender o parecer sobre um deles.
 
 É preciso registrar, que Blumenau foi a primeira cidade de Santa Catarina a instituir o Programa Vereador Mirim, em 1999. Integram o programa, os alunos das escolas da rede Municipal, Estadual e Particular. Seu objetivo é promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, permitindo aos estudantes compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vivem, além de contribuir para a formação de sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira, despertando no jovem o sentimento de cidadania e da prática parlamentar.
 
E aqui quero saudar especialmente os vereadores mirins de Blumenau: Luis Felipe Stein, Felipe Ferraz, Graziela Gabriel, Wesley Tiago Pscheidt, Mari Katlin Machado Nunes, Karol Dias, Julia de Souza, Isabelle Simões Albino Dias, Samuel Santos Soares, Igor Felipe Stanck, Fernanda Dalle Court, Nathália Maluli Bringhenti, Anna Júlia Belz e Maria Vitória Deggan.
 
 Já a Câmara Mirim de Biguaçu, município com cerca de 60 mil habitantes, está apenas na segunda legislatura, e este ano incluiu representantes de uma escola indígena e da APAE. Exercem atualmente mandatos os vereadores mirins: Amanda da Silveira,  José Antunes Neto,  Mariana Fernandes,  Alessandra Teixeira, Ferreira da Cruz Bruno , Edenilso Dutra, Ricardo Benites da Silva, Lucas Goulart da Silva,  Wylian Rondinelli Pereira, Bruno Lima da Silva, Moisés Pereira Correia, Ana Karolina Luiz, Luana Cardoso, Guilherme dos Santos e Bruna de Lima.
 
Com os vereadores mirins de Blumenau e de Biguaçu, também participam da edição 2013 do programa, em sua sétima edição, as Câmaras Mirins de Belo Horizonte, Minas Gerais, e de Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte, além da Escola Paroquial Santo Antônio (Brasília/DF), Centro Educacional ADS (Niterói/JR), Escola Estadual Dona Anita Costa (Olímpia/SP), Escola Estadual José Antônio da Castilho (Nova Castilho/SP), Centro de Ensiono Reino do Saber (Rio Verde de Mato Grosso/MS) e Escola Classe 204 Sul (Brasília/DF).
 
A Câmara Mirim é um programa educativo que, anualmente, na segunda quinzena do mês de outubro, simula uma sessão legislativa da Câmara dos Deputados.
 
Mais uma vez quero saudar e parabenizar nossas crianças que participam desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário