quarta-feira, novembro 13, 2013

Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa chegou a nossa vez de falar em prevenção de câncer de próstata com o Novembro Azul.
 
A campanha, em seu segundo ano, busca conscientizar os homens para um tema ainda tabu no meio masculino: o câncer de próstata.
 
Infelizmente nós, homens, ainda temos muito preconceito contra o exame que detecta o câncer de próstata e o Novembro Azul quer mudar isso.

 Luzes azuis tingiram a fachada do Congresso Nacional com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Com o mesmo objetivo, tivemos o “Outubro Rosa”, para prevenção de câncer de mama, mostrando também a necessidade de conscientização sobre a identificação das duas doenças logo no início.
 
O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata, depois das doenças cardíacas. 90% dos homens diagnosticados já estão com a fase avançada da doença e isso se deve ao fato de que a maioria deles nunca vai ao médico por ter preconceito quanto ao exame. É imperativo que os homens procurem as unidades de saúde para fazer exames preventivos. Essa doença não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade de avaliação periódica com médico especializado. Quando o tumor cresce é que os sintomas começam a aparecer, porém alguns pacientes podem nunca sentir nada.
 
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que um em cada seis homens terá câncer de próstata. Em 2012 60 mil homens foram vítimas dessa doença.
 
Quando descoberto no início, o índice de cura é de até 90%. Mas algumas pessoas são mais propensas a desenvolver a doença, é o caso dos idosos, obesos e negros.
 
Espero que os brasileiros se conscientizem da necessidade de se fazer o exame de prevenção e que levem seus pais, irmãos, tios, juntos para as unidades de saúde, para que este mal seja cada vez mais combatido. Lembrando a todos que uma alimentação balanceada aliada a prática regular de exercícios físicos são recomendações importantes para prevenir a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário