quarta-feira, novembro 13, 2013

Programa Mais Alimentos

Hoje venho falar sobre o Programa Mais Alimentos do governo federal, que tem como objetivo financiar atividades que somam renda à produção e aos serviços desenvolvidos pelos agricultores familiares.

São projetos de até R$150 mil para os agricultores familiares, e que tem juros de 1% e 2% ao ano, com até 3 anos de carência e com o prazo de 10 anos para pagamento. No caso de empreendimento familiar rural essa quantia sobe para R$ 300 mil e para associações e cooperativas pode ir até 35 milhões. Para investimentos em estruturas de armazenagem, o prazo pode chegar à 15 anos.

As vendas de veículos de transporte de carga, fomentadas pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tiveram destaque. Foram 20 mil veículos comercializados desde o início do programa, a maios parte desses veículos é usada para transporte da produção dos agricultores que trabalham com agroindústria.

Existe um enorme avanço na formação de uma nova classe média rural que está se profissionalizando mais e agregando valor aos seus produtos, isso gera uma demanda de meios para o transporte da produção desses agricultores e no auxílio de toda uma logística que o setor necessita.

Se não fosse por esse programa, com os prazos e juros facilitados, seria impossível ao agricultor familiar, adquirir os caminhões que, tendo seu próprio veículo, suprem uma grande necessidade de transporte de mercadorias, aumentando assim sua competitividade no mercado e sem ter que depender de terceiros para isso.

Parabenizo ao todos os envolvidos no programa Mais Alimentos, esse programa que fortalece o campo e habilita o agricultor com mais ferramentas para desenvolver e melhorar o seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário