sexta-feira, novembro 29, 2013

Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social

Mais de 500 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos e profissionais da assistência social de diferentes cidades de Santa Catarina, marcaram presença no Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social, que aconteceu em Lages, no último dia 21.
 
Durante o encontro, os participantes receberam informações sobre os programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
 
O evento contou com a ilustre presença da Ministra Tereza Campello, do MDS, que apresentou um panorama da Pasta.

A secretária nacional, Denise Colin e a coordenadora-geral de Apoio à Estruturação da Produção Familiar, Daniella Prado, explanaram sobre os projetos e programas ligados às respectivas coordenações.
 
Não existe obra mais extraordinária do que a vida humana. O papel que o MDS vem prestando é extremamente fundamental para o desenvolvimento humano, preenchendo as lacunas sociais do Estado de Santa Catarina.
 
O Ministério do Desenvolvimento Social disponibiliza recursos para os municípios, anualmente, através de seus programas como o Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. Para ter acesso aos benefícios, as prefeituras precisam cadastrar bons projetos.
 
Mas os municípios de Santa Catarina, principalmente os com população de menos de cem mil habitantes, são deficitários de projetos na área social. Muitos, por falta de conhecimento dos programas do MDS, não são contemplados com importantes programas, ficando a margem da atuação da Pasta.
 
Para auxiliar neste quesito, o MDS colocou a disposição dos participantes do Seminário em Lages, cinco técnicos para sanar as dúvidas dos participantes.
 
Os técnicos atenderam profissionais de assistência social de mais de 55 munícipios catarinenses. A iniciativa oportunizou, pela primeira vez, o encontro de membros do MDS com os responsáveis pelos trabalhos nos municípios, para sanar as dúvidas relativas a projetos e recursos disponibilizados pelos programas do Ministério.
 
A deputada estadual Ana Paula Lima (PT) propôs o Seminário para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que organizou o evento com o apoio do meu gabinete da parlamentar, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Lages e da Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
 
Temos idealizado e organizado seminários em Santa Catarina com o objetivo de promover o intercâmbio entre áreas do Governo Federal com os municípios catarinenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário